Vazio Existencial

Vazio Existencial

Baseado em 9 avaliações
  • 227 Alunos matriculados
  • 02 Horas de duração
  • 4 Aulas
  • 4 Módulos
  • 1 mês de suporte
  • Certificado de conclusão
Acesso Gratuito OU
Acessar Dê um passo adiante em sua carreira!
ASSINE JÁ

Obtenha acesso a este e outros cursos

"Curso, muito rico em conhecimento de si!"
Tainara
mais avaliações

A Dra. Cristina Brilhante traz neste curso um tema muito atual que aflige de forma categórica diversas pessoas no mundo inteiro: o desafio do vazio existencial. Esta temática tornou-se conhecida a partir do séc. XX com o estudo do psiquiatra Viktor Frankl, fundador da escola de psicoterapia denominada Logoterapia. Ele mesmo lança luz às reflexões sobre a existência humana ante as extenuantes circunstâncias que vivenciou nos campos de concentração na época da II Guerra Mundial.

A partir das percepções deste autor, a Professora Cristina apresenta a sua definição, bem como, elenca fatores que desencadeiam esse tédio do viver, essa frustração existencial, no qual o indivíduo perde o “sabor” pela vida.

É possível experimentar acontecimentos traumáticos, mas não sucumbir a eles, uma vez que, “o sentido da vida precisa ser encontrado” e o “Homem” tem uma capacidade de autotranscedência que difere de todos os outros seres vivos. Verifica-se então, segundo Frankl que, o sofrimento, a frustração, o luto, a dor são uma grande oportunidade de amadurecimento para a pessoa e não o fim, mas uma nova forma de recomeçar. 

Restam-nos tais perguntas: “Como lido diante do sofrimento? Coloco sentido na dor? Consigo extrair algum aprendizado diante das situações desafiantes?”. Enfim, somos seres de escolha. Qual a sua escolha?

PROFESSORA

C:\Users\luanapinto\Documents\Instrutor\Cristina Brilhante.png

Cristina Brilhante

Missionária da Comunidade Católica Shalom. Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de João Pessoa-UNIPÊ-PB (2003). Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Noroeste de Minas- FINOM (2009). Pós-graduada em Atendimento Integral à Família, pelo Instituto Aleixo/Universidade Veiga de Almeida (2010). Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC GOIÁS(2013). Doutora em Psicologia na PUC-GOIÁS, em Psicologia da Saúde. Exerceu os atendimentos clínicos, como também, consultoria em empresas e escolas, ministrando cursos sobre: Resiliência, Ética, Família, Trabalho em Equipe, Motivação, Relacionamento Interpessoal e Intrapessoal, Sigilo Profissional, Habilidades, entre outras temáticas. Seu foco de estudo é voltado para Resiliência. Obteve seu título de doutorado na área da Saúde com o tema da resiliência em famílias enlutadas.

1 mês Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 mês após a matrícula.
Nenhuma descrição cadastrada.
Daniel Ramos
""


Mestrando em Teologia Dogmática pela Faculdade de Teologia de Lugano (Suíça). Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia de Lugano e em Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza. Missionário da Comunidade Católica Shalom desde 2006, é autor de alguns livros publicados pelas Edições Shalom, como "A paz e a espada", sobre o combate espiritual, "Meditações para a Semana Santa" do ano de 2019 e co-autor do estudo bíblico "Regenerados pela Palavra", sobre as cartas católicas, de 2020.


Instituto Parresia
""


Nenhuma descrição cadastrada.

Conteúdo Programático

  • 1. Vazio Existencial e seu conceito
  • 1. Vazio Existencial e os Transtornos Emocionais
  • 1. Vazio Existencial e a Samaritana
  • 1. Vazio Existencial e Reflexões
Voltar ao topo